Diversão fora dos padrões

Quando a irreverência e a brincadeira quebram o politicamente correto. Quem nunca ouviu falar nas histórias extra-campo de Romário, Edmundo e Renato Gaúcho? Jogadores que decidiam em campo, mas não deixavam de viver fora dele. Alguns os chamam de ‘bad boys’, mas uma turma encontrou uma nova definição para eles.

Para André (21), Bruno (21), Thiago (21), Léo (20) e Lucas (26), esses caras são os ‘jogadores ruins’. Os cinco estão à frente do Manual do Jogador Ruim, página no Facebook que reverencia personagens e notícias marcantes (e descontraídas) do futebol. Craques dos anos 90 e 2000 como Ronaldo, Adriano Imperador e Ronaldinho Gaúcho, ex-jogadores irreverentes como os volantes Perdigão e Amaral e boleiros como Douglas (meia do Grêmio) e Aloísio Chulapa são presenças constantes nas postagens.

manual_2_fora_da_mira
Aloísio Chulapa e ‘Didico’ (Adriano Imperador) fazem sucesso nas postagens do MJR

“O termo ‘jogador ruim’ veio não daquele que não sabe jogar, mas do jogador que não se encaixa no padrão ‘robotizado’ do extremamente profissional. Chamamos de ruim porque eles têm personalidade para agir e falar o que pensam”, explica André.

Ele e Bruno são amigos de infância e partir das suas conversas e brincadeiras do dia a dia surgiu a ideia de criar a página. Após conquistarem 42 mil seguidores nos primeiros doze meses de vida, eles chegaram a surpreendentes 500 mil no ano seguinte. Hoje o canal já ultrapassa 644 mil fãs.

Além da visão divertida sobre o futebol eles buscaram ideias em outros dois veículos para criar o Manual do Jogador Ruim. As maiores inspirações foram a página Testes de Macho e o Twitter do Joaquim Teixeira. Para conferir as postagens, acesse https://www.facebook.com/manualdojogadorruim/.

Confira abaixo um bate-papo com André, um dos criadores e responsáveis pelas postagens do MJR.

Hoje vocês tem mais de 644 mil seguidores. Como é ver esse sucesso hoje?
Ficamos muito felizes com a proporção. Hoje não se pode dizer que a página é minha ou do Bruno. Virou um patrimônio cultural, saca? Uma galera curte e se inspira ali. Conquistou proporções maiores do que um dia imaginamos.

Vocês brincam muito com a “moralização do futebol”. O que é um jogador moralizador?
É o sentido do jogador ruim. Moraliza quem tem personalidade, foge dos padrões e se autoafirma.

E um técnico moralizador? Seria um “Renato Gaúcho da vida”?
Renight é o cara, né? Na atualidade o “Técnico ruim” seria ele.

Se vocês pudessem montar uma seleção com 11 jogadores moralizadores, qual seria?
Marcão (goleiro); Roberto Carlos e Leonardo (laterais); Lúcio e Júnior Baiano (zagueiros); Zico, Ronaldinho Gaúcho e Garrincha (meias); Ronaldo, Adriano e Romário (atacantes).

Quando surgiu a ideia da Loja Manual JR? Ela traz uma boa receita para vocês?
Um ano atrás. O pessoal pedia muito as camisetas da página, então decidimos fazer para unir a comunidade. Hoje está encaminhando. Eu e o Bruno fazemos faculdade e graças a isso não precisamos trabalhar para complementar a renda.

Recentemente passamos por uma das maiores tragédias do esporte com a queda do avião da Chapecoense. Como foi para vocês, uma página que brinca com humor e futebol o tempo todo, lidar com a situação?
É estranho. Abraçamos a Chape desde a goleada no Inter em 2014. De lá pra cá acompanhamos cada passo. É ainda mais complicado, pois de fato gostamos do time. A página ficou uma semana de luto e só postando conteúdo pertinente ao time. Foi triste e ficará sempre nos nossos corações. A Chape nunca mais jogará fora de casa!

Anúncios

E aí, o que achou? Dê a sua opinião no Fora da Mira!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s