Futirinhas: futebol em ‘quadrinhos’ bem humorados

O crescimento da Internet e, principalmente, das redes sociais, impulsiona o surgimento e o desenvolvimento de diversos “mercados virtuais”. Dentro desse panorama, em 16 de setembro de 2009, surgiu o Futirinhas, portal especializado em “tirinhas” humorísticas voltadas ao mundo do futebol. Criado ainda como um blog na “era do Orkut”, o site cresceu e hoje, com mais de quatro anos de operação, atingiu a média mensal de seis milhões de visualizações de páginas, com impressionantes 1,5 milhão de visitas únicas por mês.

futirinhas 02

Sempre muito ligado ao futebol, Eduardo Renan, 27 anos, é um dos criadores e uma das principais mentes por trás do conteúdo do Futirinhas. Desde criança, o desejo se tornar jogador de futebol esteve presente, mas como ele mesmo conta, um grande obstáculo surgiu em seu caminho: “meu sonho de pequeno era ser jogador, mas minha preguiça nunca me permitiu seguir em frente (risos)”.

O site também é ‘alimentado’ pelo outro criador, Rafel Clerici, de 28 anos, e por Áurea Souto, 24 anos. Além dos três, ainda há a participação de uma equipe de colaboradores e do podcast do site: Pelada na Net. Confira abaixo a entrevista com Eduardo, ou Dudu, para os mais íntimos:

Como surgiu a ideia do Futirinhas?
Surgiu pouco tempo depois que o Rafael e eu tínhamos cada um seu próprio blog de tirinhas (humor geral). Um dia, resolvi testar com tirinhas de futebol no meu blog, e de 200 visitas por dia, tive 2.000. A partir daí, resolvemos criar o Futirinhas.

As ideias para o site são todas da equipe ou vocês aceitam sugestões de leitores?
Eu creio que leitor, quando participa, é um leitor mais feliz e aquele que trás mais público para o blog. Se um cara dá uma sugestão e ela é utilizada (o Futirinhas sempre dá os créditos de suas fontes, não importa qual o veículo), ele chama os amigos para verem e assim por diante. Mas a grande maioria dos posts são criações da equipe mesmo.

Qual a crítica mais comum que o site recebe? Como vocês lidam com isso?
“Esse blog é clubista demais”, “esse blog é pró-Corinthians!”. Existem críticas e CRÍTICAS. Geralmente, quando alguém faz um crítica construtiva, ele não precisa deixar claro que está fazendo uma crítica, pois no que ele sugere, ela já está implícita. Existem também os ‘haters’, que não suportam ver nada que “ofenda” o clube para qual torce. Essa pessoa ataca sem dó (eu costumo responder mensagens dos leitores nos comentários. Tanto as boas, quanto as ruins) e quando eu respondo, ela responde em seguida que o blog não aceita críticas, que eu não posso responder os leitores e que tenho que ser mais respeitoso.
Eu acho que a internet é uma forma de aproximar as pessoas. Do mesmo jeito que eu posso responder alguém para agradecer um elogio ao trabalho, posso responder de maneira ríspida quando alguém falta com o respeito. O leitor precisa entender que do outro lado existe outra pessoa e só porque ela não gostou de algo, não tem necessidade de xingar ninguém, mas a grande maioria entende o conteúdo do blog e é extremamente participativa.

Como é fazer esse tipo de humor voltado ao futebol?
O futebol é passional. Existe uma linha muito tênue entre amor e ódio. Não é muito fácil lidar com isso, mas pelo menos no Futirinhas, depois de 4 anos de blog, a maioria dos leitores entendem e muitos participam inclusive quando seu próprio time é o “zoado” em questão.

Vocês acreditam que os torcedores estão preparados para rir de brincadeiras com os seus próprios times ou gostam apenas quando são feitas com os rivais?
Embora no Futirinhas existam muitos que estão, muitos outros também não estão. E é aí que mora o “perigo”, porque já recebemos até ameaças de morte. Por isso que o Futirinhas não é um blog de futebol, é um blog de religião. A intolerância é grande nesse meio.

Iniciativas como o Futirinhas, Olé do Brasil e Corinthians Mil Grau vem apresentando um grande crescimento recentemente. O que vocês acha que contribui para esta evolução?
O Futirinhas é mais “Old School” que o Olé e o Mil Grau (somos parceiros de ambos e gostamos muito do conteúdo deles). Inclusive, temos uma série chamada ‘Imprensa Marrom’, há mais de 3 anos, que é muito parecida com o humor que o Olé explora quase em sua totalidade (o que eles fazem muito bem). Crescemos muito a cada ano que passa, mas o futebol é tão amado em todo o mundo […] e os blogs também acompanham essa evolução. Eu acho que o grande diferencial é a criação de conteúdo: criar não é uma coisa fácil e viralizar conteúdo é mais difícil ainda, e creio que que nós conseguimos isso.

Acredito que cada um dos três integrantes do site tenham um time, certo? Como é ver brincadeiras no portal de vocês com o seu time de coração?
Eu não ligo de ver nada que tire sarro do meu time e acredito que nenhum dos integrantes e colaboradores também liguem, pois nós mesmos criamos os posts. Tiro muito sarro do meu time, afinal, é o meu time. Eu o acompanho e sei como tirar sarro dele. As pessoas mais xiitas acham que tirar sarro do próprio time te faz menos torcedor do que os demais e esse é um pensamento extremamente idiota. Por isso que existem tantas brigas nos estádios.

Vocês tem alguma meta de crescimento ou expansão para os próximos meses?
O Futirinhas está sempre em crescimento. Antes era só um blog com uma comunidade no Orkut. Depois fechamos parceria com um grande portal da internet, temos nossa Fanpage (Facebook), nosso canal no Youtube e uma página no Google+. Em breve, teremos um jogo oficial do blog, versão mobile e aplicativo. Não podemos ficar estacionados esperando as coisas caírem em nossos colos, temos que ir atrás dos objetivos que é “conquistar os 3 pontos assim como o professor disse no vestiário”.

Anúncios

Nenhum pensamento

E aí, o que achou? Dê a sua opinião no Fora da Mira!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s