O lado divertido do futebol

Dez meses de vida e mais de 1,5 milhão de visitas mensais: esses são os impressionantes números do Olé do Brasil. Com o slogan “Notícias e verdade o tempo todo, mas não ao mesmo tempo”, o portal traz noticiais fictícias e bem humoradas sobre a grande paixão dos brasileiros: o futebol.

“O maior desafio é fazer com que as pessoas entendam nosso humor, que é crítico e ácido, mas com respeito. […] Mais do que o sucesso de quando uma postagem tem boa repercussão, esse reconhecimento nos deixa muito contentes”, destaca um dos representantes do Olé do Brasil, que preferiu não se identificar.

O crescimento é tão rápido que o portal já conta com mais de 93 mil seguidores no Facebook e criou o seu próprio canal no Youtube, onde disponibiliza vídeos com as matérias fictícias desenvolvidas para entreter os torcedores. No website, há espaços dedicados para notícias sobre os principais clubes do país: Atlético-MG, Atlético-PR, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Coritiba, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Fortaleza, Grêmio, Internacional, Náutico, Palmeiras, Santos, São Paulo, Sport, Vasco e Vitória, além das seleções brasileira e argentina. Confira abaixo a entrevista completa realizada pelo blog Fora da Mira com um dos representantes do Olé do Brasil:

Como surgiu a ideia do Olé do Brasil?
Surgiu devido à paixão da equipe pelo futebol e, principalmente, porque havia uma lacuna no humor esportivo. Ninguém fazia esse tipo de humor sobre esportes e acabamos encontrando uma maneira de chamar a atenção de torcedores, jornalistas e veículos de comunicação com essa nova forma de humor.

Qual foi o maior desafio no início de operação do site?
O maior desafio é fazer com que as pessoas entendam nosso humor, que é crítico e ácido, mas com respeito. É uma grande alegria quando vemos que isso acontece. Mais do que o sucesso de quando uma postagem tem boa repercussão, esse reconhecimento nos deixa muito contentes.

Qual a média de visitantes atualmente no site?
Bom, temos 10 meses de vida e sempre passamos da casa de 1,5 milhão de visitas mensais, principalmente quando os campeonatos estão pegando fogo!

Qual o tamanho da equipe do Olé do Brasil? Os profissionais trabalham de casa ou vocês estão instalados em algum escritório?
Somos 3 profissionais que trabalhamos e moramos no Taiti, mas amamos o Brasil, nosso país de coração. Todos fanáticos por futebol. Todos torcedores do LA Galaxy (risos). Dois publicitários e um consultor em RH. Nomes: Silvio Luiz, Mauro Beting e Milton Neves. Falando sério, se descobrirem os nomes e onde moramos, descobrirão nossos times. Achamos saudável para o site não descobrirem isso.

Qual é a expectativa de crescimento do site para os próximos meses?
Algumas ainda não podemos contar, mas lançamos há pouco mais de duas semanas o nosso canal no Youtube, que vem tendo um crescimento legal e uma boa repercussão dentro do pouco tempo de vida.

Como é trabalhar com um humor no jornalismo? Vocês recebem muitas críticas de internautas?
O humor é uma coisa meio científica. Existe padrão. Por exemplo, temos um padrão de humor, um formato de texto, uma forma de iniciar e terminar as matérias. Mas o mais difícil são as sacadas, claro. O formato pouco importa se a piada não for boa e, principalmente, não for bem contada, com uma “mentira” criativa. Todo time tem sua piada pronta, mas o que conta é a forma como a brincadeira é empacotada. Por exemplo, falar que o Atlético não tem título não tem graça, mas falar que o clube busca a suspensão da propaganda da Brahma, na qual o Cafu se exibe com uma taça, pois estaria supostamente debochando do Galo, é engraçado. É a mesma coisa com a notícia real. Falar que o ex-palmeirense Luan (atualmente no Cruzeiro) é ruim não tem graça. Mas falar que ele descobriu que é destro e não canhoto, como pensava antes e que por isso joga tão mal, muda tudo, dá graça ao fato.
As críticas existem, mas em uma parcela muito pequena perto dos elogios, pois vemos que grande parte das pessoas entende e aceita o humor quando feito sem agressão.

Anúncios

E aí, o que achou? Dê a sua opinião no Fora da Mira!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s